"Já não tenho idade para voltar a estudar..."; "Burro velho não aprende línguas...; "Com esta idade não tenho capacidade para aprender a mexer em computadores..." Estas são frases que já estamos habituados a ouvir com frequência principalmente de pessoas com mais idade, mas que não fazem parte do vocabulário nas salas da ADICE onde estão a decorrer as sessões dinamizadas no âmbito dos Projetos Locais, que têm por objetivo principal elevar a escolaridade de quem, por motivos vários, não teve a oportunidade de estudar.
É o caso de Rosa Valente que, 87 anos, aceitou o desafio de fazer o quarto ano de escolaridade. Rosa conta que foi o filho de 67 anos que a inscreveu na ADICE e assim que este lhe disse, decidiu abraçar a oportunidade porque sempre foi o seu sonho aprender a ler e escrever melhor.
Os Projetos Locais Promotores de Qualificações, dinamizados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, têm como destinatários adultos com baixos níveis de qualificações, pretendendo-se que sejam promotores de qualificações de nível B1 (4.º ano de escolaridade); B2 (6.º ano) e B3 (9.º ano) até 2025, de modo a concretizar o Plano Nacional de Literacia de Adultos. Visa ainda a promoção da aprendizagem ao longo da vida, do aumento das competências de literacia, do acesso à educação formal e da melhoria efetiva das suas qualificações, reforçando assim a intervenção do Programa Qualifica.
Comments